Estratégia de Negócios / Visão Geral do Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é o processo de uma organização de definir sua estratégia ou direção e tomar decisões sobre a alocação de seus recursos para prosseguir essa estratégia, incluindo seu capital e pessoas. Várias técnicas de análise de negócios podem ser usadas no planejamento estratégico, incluindo análise SWOT (Análise SWOT) (Análise SWOT, Análise SWOT, Análise SWOT, Ecológico e Regulatório e EPISTELS (Ambiente, Política, Informática, Social, Tecnológica, Económica, Legal e Espiritual)
O planejamento estratégico é a consideração formal do curso futuro de uma organização. Todo planejamento estratégico trata de pelo menos uma das três questões-chave:
"O que nós fazemos?"
- Para quem o fazemos?
"Como nós excel?"
No planejamento estratégico de negócios, a terceira questão é melhor formulada "Como podemos vencer ou evitar a concorrência?". (Bradford e Duncan, página 1).
Em muitas organizações, isso é visto como um processo para determinar onde uma organização está indo ao longo do próximo ano ou mais, tipicamente de 3 a 5 anos, embora alguns estendam sua visão para 20 anos.
A fim de determinar onde ele está indo, a organização precisa saber exatamente onde ele está, em seguida, determinar onde ele quer ir e como ele vai chegar lá. O documento resultante é chamado de "plano estratégico".
Também é verdade que o planejamento estratégico pode ser uma ferramenta para traçar efetivamente a direção de uma empresa; No entanto, o planejamento estratégico em si não pode prever exatamente como o mercado irá evoluir e quais as questões que irão surgir nos próximos dias, a fim de planejar sua estratégia organizacional. Portanto, a inovação estratégica e o planejamento estratégico devem ser uma estratégia fundamental para que uma organização sobreviva ao turbulento clima de negócios.
Visão, missão e valores
Visão: Define o estado futuro desejado ou pretendido de uma organização ou empresa específica em termos de seu objetivo fundamental e / ou direção estratégica.
Missão: Define o propósito fundamental de uma organização ou empresa, basicamente descrevendo por que ela existe.
Valores: Crenças que são compartilhadas entre as partes interessadas de uma organização. Os valores impulsionam a cultura e as prioridades de uma organização.
Metodologias Editar
Existem muitas abordagens para o planejamento estratégico, mas normalmente um processo de três etapas pode ser usado:
Situação - avaliar a situação atual e como ela surgiu.
Meta - definir metas e / ou objetivos (às vezes chamado de estado ideal)
Caminho - mapear uma rota possível para as metas / objetivos
Uma abordagem alternativa é chamada Draw-See-Think
Desenho - qual é a imagem ideal ou o estado final desejado?
Veja - qual é a situação de hoje? Qual é a lacuna do ideal e por quê?
Pense - que ações específicas devem ser tomadas para fechar a lacuna entre a situação de hoje eo estado ideal?
Plano - quais recursos são necessários para executar as atividades?
Uma alternativa à abordagem Draw-See-Think é chamada See-Think-Draw
Veja - qual é a situação de hoje?
Pense - defina metas / objetivos
Desenhe - mapeie uma rota para alcançar as metas / objetivos
Em outros termos, o planejamento estratégico pode ser o seguinte:
Visão - Definir a visão e definir uma declaração de missão com hierarquia de metas
Análise SWOT - Análise realizada de acordo com os objetivos desejados
Formular - Formular ações e processos a serem tomados para atingir esses objetivos
Implementação - Implementação dos processos acordados
Controle - Monitorar e obter feedback dos processos implementados para controlar totalmente a operação
Análise situacional
Ao desenvolver estratégias, análise da organização e seu ambiente como é no momento e como ele pode se desenvolver no futuro, é importante. A análise deve ser executada tanto a nível interno como externo para identificar todas as oportunidades e ameaças do ambiente externo, bem como os pontos fortes e fracos das organizações.
Existem vários fatores a serem avaliados na análise da situação externa:
Mercados (clientes)
Concorrência
Tecnologia
Mercados de fornecedores
Mercados de trabalho
A economia
O ambiente regulatório
É raro encontrar todos os sete destes fatores que têm importância crítica. Também é incomum descobrir que os dois primeiros - mercados e concorrência - não são de importância crítica. (Bradford "Situação externa - o que considerar")
A análise do ambiente externo normalmente se concentra no cliente. A gerência deve ser visionária na formulação da estratégia do cliente, e deve fazê-lo pensando em mudanças no ambiente de mercado, como elas podem afetar os conjuntos de clientes e se esses conjuntos de clientes são os que a empresa deseja servir.
Análise do ambiente competitivo também é realizada, muitas vezes com base no quadro sugerido por Michael Porter.
Objetivos, objetivos e metas Editar
O planejamento estratégico é uma atividade empresarial muito importante. Também é importante nas áreas do setor público, como a educação. É praticada de forma informal e formal. O planejamento estratégico e os processos de decisão devem terminar com objetivos e um roteiro de maneiras de alcançar esses objetivos.
Os seguintes termos foram usados no planejamento estratégico: estados finais desejados, planos, políticas, objetivos, objetivos, estratégias, táticas e ações. As definições variam, se sobrepõem e não conseguem obter clareza. O mais comum destes conceitos são declarações específicas, com limite de tempo de resultados futuros pretendidos e declarações gerais e contínuas de resultados futuros pretendidos, que a maioria dos modelos se referem como metas ou objetivos (às vezes intercambiáveis).
Um modelo de organização de objetivos utiliza hierarquias. Os itens listados acima podem ser organizados em uma hierarquia de meios e fins e numerados da seguinte maneira: Objetivo de Top Rank (TRO), Objetivo de Segundo Rank, Objetivo de Terceiro Rank, etc. De qualquer posição, o objetivo em uma classificação inferior responde à pergunta "Como?" E o objetivo em um grau mais alto responde à pergunta "Por quê?" A excepção é o Top Rank Objective (TRO): não há resposta para o "Porquê?" questão. É assim que a TRO é definida.
As pessoas normalmente têm vários objetivos ao mesmo tempo. "Congruência da meta" refere-se a quão bem as metas se combinam entre si. A meta A parece compatível com a meta B? Eles se encaixam para formar uma estratégia unificada? "Hierarquia de objetivos" consiste no aninhamento de uma ou mais metas dentro de outra (s) meta (s).
Uma abordagem recomenda metas de curto prazo, metas de médio prazo e metas de longo prazo. Neste modelo, pode-se esperar atingir objetivos de curto prazo com bastante facilidade: eles ficam um pouco acima do alcance. No outro extremo, metas de longo prazo parecem muito difíceis, quase impossíveis de alcançar. O jargão estratégico de gestão às vezes se refere a "Big Hairy Audacious Gols" (BHAGs) neste contexto. Usando um objetivo como um trampolim para o próximo envolve meta seqüenciamento. Uma pessoa ou grupo começa por alcançar os objetivos fáceis de curto prazo, em seguida, passos até o médio prazo, em seguida, para os objetivos de longo prazo. Meta sequencing pode criar uma "meta stairway". Em um ambiente organizacional, a organização pode coordenar as metas para que elas não entrem em conflito. Os objetivos de uma parte da organização devem ser compatíveis com os de outras partes da organização.
Declarações de missão e declarações de visão
As organizações às vezes resumem metas e objetivos em uma declaração de missão e / ou uma declaração de visão:
Embora a existência de uma missão compartilhada seja extremamente útil, muitos especialistas em estratégia questionam a exigência de uma declaração de missão escrita. No entanto, existem muitos modelos de planejamento estratégico que começam com declarações de missão, por isso é útil examiná-los aqui.
Uma declaração de missão diz-lhe o propósito fundamental da organização. Concentra-se no presente. Define o cliente e os processos críticos. Informa-o do nível de desempenho desejado.
Uma declaração Visão descreve o que a organização quer ser. Concentra-se no futuro. É uma fonte de inspiração. Ele fornece critérios claros de tomada de decisão.
Muitas pessoas confundem declaração de visão para declaração de missão. A Visão descreve uma identidade futura enquanto a Missão serve como um guia contínuo e independente do tempo. A Missão descreve por que é importante alcançar a Visão. Uma declaração de missão define a finalidade ou objetivo mais amplo para estar na existência ou no negócio e pode permanecer o mesmo por décadas, se crafted bem. Uma declaração de Visão é mais específica em termos tanto do estado futuro como do período de tempo. A visão descreve o que será alcançado se a organização for bem sucedida.
Uma declaração de missão pode assemelhar-se a uma declaração de visão em algumas empresas, mas isso pode ser um grave erro. Pode confundir as pessoas. A declaração de visão pode galvanizar as pessoas para alcançar objetivos definidos, mesmo que sejam objetivos de alongamento, desde que ele possa ser elucidado nos termos SMART (Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Time-bound). Uma declaração de missão fornece um caminho para realizar a visão de acordo com seus valores. Essas declarações têm um impacto direto na linha de fundo e sucesso da organização.
O que vem primeiro? A declaração de missão ou a declaração de visão? Depende. Se você tem um novo arranque de negócios, novo programa ou plano para re engenharia de seus serviços atuais, então a visão irá orientar a declaração de missão eo resto do plano estratégico. Se você tem um negócio estabelecido onde a missão é estabelecida, então muitas vezes, a missão guia a declaração de visão eo resto do plano estratégico. De qualquer forma, você precisa conhecer seu objetivo fundamental - a missão, sua situação atual em termos de recursos internos e capacidades (pontos fortes e / ou fracos) e condições externas (oportunidades e / ou ameaças) e onde você quer ir Visão para o futuro. É importante que você mantenha o resultado final ou desejado em vista desde o início. [Citação necessário].
As características de uma declaração de visão eficaz incluem:
Claridade e falta de ambiguidade
Imagem nítida e clara
Descrição de um futuro brilhante
Expressão memorável e envolvente
aspirações realistas
Alinhamento com valores e cultura organizacionais
Para tornar-se realmente eficaz, uma declaração de visão organizacional deve (a teoria estados) tornar-se assimilado na cultura da organização. Os líderes têm a responsabilidade de comunicar a visão regularmente, criando narrativas que ilustram a visão, atuando como modelos de papel, incorporando a visão, criando objetivos de curto prazo compatíveis com a visão e incentivando outros a elaborar sua própria visão pessoal compatível com a visão da organização Visão geral. Além disso, as declarações de missão devem conduzir uma avaliação interna e uma avaliação externa. A avaliação interna deve focar em como os membros dentro da organização interpretam sua declaração de missão. A avaliação externa - que inclui todas as partes interessadas das empresas - é valiosa uma vez que oferece uma perspectiva diferente. Essas discrepâncias entre essas duas avaliações podem dar uma visão sobre a eficácia da declaração da missão da organização.
Referências Editar
Burkhart, Patrick L. e Reuss, Suzanne. "Planejamento Estratégico bem-sucedido: um guia para organizações sem fins lucrativos e organizações." Newbury Park: Sage Publications, 1993.
Bradford e Duncan, Planejamento Estratégico Simplificado, (Chandler House, 2000)
Kono, T. (1994) "Mudando a Estratégia e a Cultura de uma Empresa", Long Range Planning, 27, 5 (outubro de 1994), pp: 85-97
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Michele Rooney, "Estratégias de Carreira que Reap Resultados"
Michael Allison e Jude Kaye, "Planejamento Estratégico para organizações sem fins lucrativos", segunda edição (John Wiley and Sons, 2005)
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